quinta-feira, 25 de junho de 2009
DESPEDIDA
Houve festa de final de ano na Escola EB1 de O.Azemeis nº2. E houve, como sempre as turmas finalistas, que, por norma, têm pena de deixar a escola.
Este ano foi especial. Nunca me apercebi de alunos que chorassem tanto por deixar a escola e a professora. Foi comovente e, sobretudo um sinal de que as crianças foram acarinhadas, respeitadas e ensinadas de tal forma que lhes custou despedir da professora e da própria escola.
Um grande bem haja à Escola, aos professores, às auxiliares, aos pais e a todas as crianças que contribuem para que a escola não seja apenas um edifício, mas uma segunda família, onde todos se sentem bem.
OBRIGADO, ESCOLA DE LAÇÕES.
quinta-feira, 18 de junho de 2009
LEIGOS BOA NOVA
Os LEIGOS BOA NOVA (instituição ligada aos Missionários da Boa Nova) conceberam um novo projecto de Educação para o desenvolvimento para ser implementado principalmente em escolas e paróquias, que tem como objectivo principal sensibilizar para a luta contra as diversas formas de pobreza existentes no nosso mundo.
Tendo como recursos materiais uma exposição de 12 fotografias de pobreza de vários contextos culturais (que correspondem a cada mês de um ano), um pequeno filme sobre a importância do voluntariado na erradicação da pobreza e na felicidade do ser humano, e uma agenda, este projecto quer levar os adolescentes e jovens a participarem, de alguma forma, no desenvolvimento dos povos, principalmente dos países em desenvolvimento.
No “Age(nda)” há o imperativo da acção (age) dependente doa identidade do ser humano (adn) e urgente (agenda). Por isso, cada acção é única e irrepetível assim como cada ser humano é único e irrepetível. Só há um caminho: o compromisso concreto e atempado de todos nesta luta.
Este projecto surgiu no seguimento de outros projectos de educação para o desenvolvimento que a OMAS / LEIGOS BOA NOVA ao longo dos anos tem vindo a realizar tais como: “Profissão Cidadãos” e “Estamos Contigo”.
Se estiver interessado em levar este projecto à sua escola ou paróquia, por favor, contacte-nos através do correio electrónico – omas.lbn@sapo.pt ou pelos telefones 256899337 / 256899330 (Seminário Missões – Cucujães).
Projecto financiado pela fundação edp
Acorda a fé adormecida!
Quando as angústias dos sofrimentos põem a alma em tempestade, então desperta a fé que nela dormita. Na verdade, o mar estava tranquilo quando Cristo adormeceu no barco. Enquanto ele dormia, levantou-se uma tempestade, e começaram a perigar. Portanto, também no coração cristão haverá tranquilidade e paz, mas somente enquanto estiver desperta a nossa fé. Porém, se a nossa fé adormece, corremos perigo. É isso, precisamente, o que Cristo a dormir significa: quando alguém se esquece da sua fé, corre perigo. Os que vacilavam ante a agitação do barco, acordaram Cristo e disseram-lhe: "Senhor, estamos a afundar-nos!". E Ele ergueu-se, ordenou à tempestade, comandou às vagas, cessou e perigo e fez-se bonança. Assim também, quando te perturbam maus desejos e más persuasões, são ondas, mas acalmar-se-ão. Porventura já desesperas e te julgas perdido para o Senhor: desperte a tua fé, acorda Cristo no teu coração. Erguendo-se a fé, logo vês onde estás.
(S.to Agostinho, Enar. In Ps. 93, 25)