segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Presidente da República distinguiu Irmã Conceição


O presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, condecorou a Irmã Conceição Laranjeiro com o grau de Comendador da Ordem da Instrução Pública durante a visita que efectuou à região de entre Douro e Vouga, no âmbito da 1ª Jornada do Roteiro das Comunidades Locais Inovadoras.
A distinção visava distinguir “personalidades e instituições que se distinguiram, enquanto agentes inovadores, ao longo das suas vidas e no exercício das suas actividades”.
A Irmã Conceição Laranjeiro integra a Comunidade das Filhas da Caridade de S. Vicente de Paulo, instalada na Fundação Condessa de Penha Longa, em Cucujães, Oliveira de Azeméis. Ao longo de 58 anos, tem dedicado a sua vida ao serviço dos pobres.
Presente na sessão de entrega da insígnia, Hermínio Loureiro, presidente da Câmara de Oliveira de Azeméis, considerou a homenageada uma pessoa “com um trajecto de vida invulgar”.
“A Irmã Conceição foi alguém que ensinou gerações e os valores e princípios da vida sempre a pensar naqueles que mais precisam e nos que sofrem, por isso foi com muito gosto que vi o Presidente da República reconhecer este esforço e esta dedicação às causas sociais”, afirmou o autarca.

Percurso
Nascida a 20 de Dezembro de 1930, a Irmã Conceição Laranjeiro iniciou a sua actividade na freguesia de Cucujães em Maio de 1971 onde integrou a Comunidade das Filhas da Caridade e foi enfermeira na unidade de saúde local entre 1976 e 2000.
Desde sempre o seu trabalho distinguiu-se no apoio aos pobres, aos desprotegidos, aos doentes e aos idosos, na evangelização e na dinamização da juventude.
O seu exemplo de vida e trabalho foram reconhecidos pelo Presidente da República ao elogiar a sua visão estratégica, a sua capacidade empreendedora e o seu testemunho de amor aos outros.
Em breves palavras, a homenageada sublinhou que “as Filhas da Caridade de S. Vicente de Paulo não nasceram para fazer discursos nem para receberem homenagens mas sim para servir os pobres” e as “comunidades onde estamos inseridas, no que lhe seja útil”.
“As vocações são um dom de Deus dado à comunidade para enriquecimento, crescimento das pessoas a todos os níveis: humano, social e espiritual”, disse ainda.
“O que eu faço é graças a uma comunidade em que estou inserida pois o projecto de servir é de toda a comunidade”, advertiu a Irmã Conceição Laranjeiro depois de receber das mãos do Chefe de Estado a condecoração de «Comendador da Ordem da Instrução Pública».
São vários os testemunhos de quem conviveu de perto com a religiosa, destacando-se a sua força interior, a motivação para desenvolver projectos, a sua coragem, determinação, dedicação à causa divina e o seu papel no desenvolvimento social e humano da comunidade que abraçou durante largas décadas.

Ecclesia (Com Gabinete de Comunicação e Imagem - Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis)


quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Ainda o humor

"Estou farto de ser digno.

Estou farto de ser honrado.

Estou farto de ser formal,

maduro,

sério,

responsável,

cumpridor.

Estou farto!

Disse Deus, e calou-se.

Escandalizaram-se todos os homens dignos,

e os honrados,

e os formais,

e os maduros,

e os sérios,

e os responsáveis,

e os cumpridores,

e levantaram-se à uma

e disseram todos juntos em coro:

Que barbaridade!

E as suas dignas mulheres

puseram-se também em pé

e repetiram em uníssono:

Que barbaridade!

E Deus deu um salto muito grande.

E disse:

Miau

Miau

Miau.

E soltou uma enorme gargalhada

que se ouviu no cume do Himalaia".

(De Francisco Loidi)





Disparates religiosos


Do livro "Deus é humor" de Felix Núñez Uribe


"Vou proporcionar-lhes uma ocasião de sorrir. Com um pouco de humor e de inocência à mistura. A inocência de alguns estudantes que responderam disparates nos exames de religião e o humor de um professor que compilou as respostas e fez com elas um livro.

O autor da obra é Luiz Díez Jiménez e o livro intitula-se "Segunda antologia do disparate". É para verem que também com a religião se pode fazer bom humor, sobretudo quando não se sabe muito bem por onde sopra o vento. Aqui ficam algumas das definições transcritas das provas de religião.

-O Credo. Creio em Jesus Cristo, concebido por obra de Engrácia, do Espírito Santo.

-Quem é o Espírito Santo? Uma pomba.

-Abraão. Deus amava tanto Abraão quelhe deu um filho velho.

-A Consagração. O proncipal momento da Consagração é quando Jesus diz: "Senhor, eu não sou digno de que entres em minha casa..."

-Jonas. Jonas zangou-se com Deus, mas Deus, cansado, engoliu-o numa baleia.

-Milagres. Jesus ressuscitou muitos doentes.

-Quem é o Papa? É o Boticário de Cristo na terra.

-São Lucas. Era médico de nascimento.

-Os saduceus. Eram homens maus que, à tarde, quando não havia sol, perguntavam a jesus porque não havia sol. E ele disse-lhes: "Não me tenteis, que virá uma tempestade de adúlteros".

-Matrimónio e virgindade. Jesus disse-lhes tantas coisas sobre a mulher, que eles decidiram não se casar.

-O mudo. Apresentou-se um mudo e disse-lhe: "Podes curar-me?"

-Que é pecado mortal? O que se comete com perigo de vida.

-O Génesis. No sétimo dia, quando terminou a criação, conta a Biblia, que Deus, cansado da criação, foi para o rio Génesis descansar.

-Fundação da Igreja. Então Jesus Cristo foi procurar um pescador, que era Pedro, e perguntou-lhe: " Tu és Pedro ou pedra?"

-Espécies de pecados. Mortais, veniais e geniais.

-Madalena. Então Jesus encontrou uma mulher muito mais velha, ou seja, adúltera.

-A filha de Jairo. Esta devia ter muita fome, porque mal ressuscitada, pediu de comer.

-Cura do lunático. Então o rapaz, deitando espuma (pela boca) ficou hirto para sempre e pôs-se a correr.

-Zaqueu. Como era muito rico, era um pouco anão.

-Eva. Deus, por amor, criou uma companheira para Adão, entre tantos animais.

-Eucaristia. O principal momento da Eucaristia é quando o sacerdote abençoa o sagrado corpo dos fiéis.

-Saída do Egipto. Os israelitas, perseguidos pelos egipcios , separaram o rio Nilo do mar Vermelho.

-Dilúvio. Noé construiu uma arca sem dizer nada a Adão.

-David e Golias. Por fim David conseguiu circuncidar Golias.

-Pecado Original. O homem foi obrigado ao trabalho e a fazer boas obras no inferno.

-O homem. O homem é inteligente, logo é pecador; não como os animais.

-O Baptismo. Instituiu-o Jesus Cristo quando se fez baptizar no Jordão e se fez católico. O sacramento do Baptismo é recebido numa idade muito precoce dos pais.

-Amor. Temos de amar os nossos inimigos, mesmo que os matemos.

Que Deus os abençoe, estudantes angelicais das aulas de religião. Não sois nenhuns linces, mas a vossa audácia merece distinção."